Santos amplia vacinação de crianças e adolescentes, mas enfrenta baixa adesão para dengue e Covid
24/04/2025
(Foto: Reprodução) Cobertura das vacinas do calendário nacional sobe para 91,45% em 2024; imunização contra dengue atinge apenas 16,8% do público-alvo e preocupa prefeitura Santos, SP, ampliou a cobertura vacinal em crianças e adolescentes em cinco imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Santos, no litoral de São Paulo, ampliou a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. Segundo a Prefeitura, a imunização com as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação subiu de 79,4% em 2023 para 91,45% em 2024. No entanto, continua a baixa procura por vacinas contra a dengue e a Covid-19, segundo a administração municipal.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em 2024, a cidade superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em cinco vacinas. No ano anterior, apenas a HPV (98,31%) e a Meningo ACWY (85,34%) haviam atingido o esperado. Neste ano, os índices são:
HPV – 96,99%
Varicela – 95,17%
BCG – 92,05%
Rotavírus – 91,81%
Meningo ACWY – 85,14%
A Prefeitura também destacou o aumento da cobertura vacinal de outras importantes imunizações no período de um ano:
Meningite C: de 71,33% para 91,47%
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): de 71,35% para 91,35%
Pneumo 10V: de 71,99% para 94,54%
Preocupações
Apesar do avanço em várias frentes, a cobertura vacinal segue baixa em relação a duas vacinas prioritárias: dengue e Covid-19.
De acordo com a prefeitura, apenas 16,8% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos tomaram as duas doses contra a dengue, mesmo com campanhas iniciadas neste ano.
Já a vacina contra a Covid-19 apresenta baixa adesão entre crianças de 6 meses a 4 anos: apenas 28% estão vacinadas.
Estratégias
Em nota, o secretário de Saúde, Fábio Lopez, afirmou que ações continuam sendo desenvolvidas para ampliar o acesso às vacinas.
“Temos uma capacidade de vacinação elevada, com policlínicas distribuídas por toda a cidade, inclusive com funcionamento aos sábados. Ampliamos o acesso com vacinação em escolas e em grandes eventos da Prefeitura”, destacou.
Desde outubro de 2023, o município conta com o Comitê de Vacinação de Alta Qualidade, que reúne profissionais da Saúde, representantes de outras secretarias e da sociedade civil. O grupo é responsável por definir estratégias de planejamento, avaliação, supervisão e execução de ações de imunização.
Vacinação nas escolas
A partir de 30 de abril, equipes de saúde passarão a atuar nas unidades municipais de ensino. A primeira a receber a ação será a UME Edmea Ladevig.
Segundo a Prefeitura, os responsáveis serão orientados sobre a importância das vacinas e, caso autorizem a aplicação no ambiente escolar, deverão enviar a carteira de vacinação do aluno e uma autorização por escrito. Após checagem das doses faltantes, a equipe retorna à escola para aplicar os imunizantes.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, destacou a capacitação das equipes e o fortalecimento da integração entre Saúde e Educação:
“Implementamos um microplanejamento para reorganizar os processos de trabalho em imunização e criamos um vínculo mais forte com a Educação para desenvolver ações nas escolas.”
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos