Duas em cada dez ruas de Sorocaba não têm nenhuma árvore, aponta IBGE: 'Negligenciados pelo poder público e população', diz biólogo
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Cenário é ainda pior na cidade de Piedade (SP). Biólogo ouvido pelo g1 defende arborização como política pública. Rua José Lungwitz, em Sorocaba (SP), é exemplo de via sem arborização
Reprodução/Google Street View
Duas em cada dez ruas de Sorocaba (SP) não têm nenhuma árvore, segundo o censo de Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, parte do Censo 2022, divulgado no dia 17 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 27,6% das ruas da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com os dados divulgados pelo instituto, a cidade tem 30.464 ruas. Destas, 8.414 não têm sequer uma árvore. Confira os outros números:
6.518 ruas têm apenas uma ou duas árvores;
4.465 têm entre três e quatro árvores;
5.067 ruas têm cinco ou mais árvores.
O IBGE considerou como ruas arborizadas aquelas que tivessem pelo menos uma árvore de, no mínimo, 1,70 metro.
Rua Pedro José Ribeiro, em Sorocaba (SP), é exemplo de via sem arborização
Reprodução/Google Street View
Cidades com números de ruas parecidos
Na comparação entre cidades do estado de São Paulo que têm entre 30 mil e 36 mil ruas, Sorocaba tem o segundo pior resultado, perdendo apenas para Guarulhos. Na cidade da grande São Paulo, metade das ruas não tem nenhuma árvore. Ainda sobre a comparação:
18% das ruas de Ribeirão Preto não têm nenhuma árvore. Ao todo, a cidade tem 32.725 ruas;
13,5% das ruas de São José do Rio Preto não têm nenhuma árvore. Ao todo, a cidade tem 32.953 ruas.
Cenário ainda pior
Na região de Sorocaba, Piedade tem o pior cenário. A arborização da cidade contrasta com os dados da Mata Atlântica. Mesmo tendo esse bioma ocupando 100% de sua vegetação nativa, mais da metade das ruas da cidade não possui uma árvore sequer.
Ainda conforme o levantamento, a cidade tem 1.793 ruas. Destas, 998 não tem nenhuma árvore, isto é, 55,6% das ruas não são arborizadas.
Ainda de acordo com os dados, 315 ruas de Piedade têm de uma a duas árvores. Apenas 299 ruas têm cinco ou mais de cinco árvores.
Negligência
O biólogo e pesquisador da Universidade Paulista (Unip) Welber Senteio Smith considera que a arborização urbana é uma responsabilidade do poder público e da população.
"Realmente, a arborização urbana é negligenciada pelo poder público e pela população. Independente das cidades terem parques ou proximidades com áreas de remanescentes florestais, árvores em calçadas são fundamentais para manter qualidade do ar, redução de ruído, manutenção da biodiversidade, entre outros serviços ambientais que elas fornecem", afirma.
Ele também lembra que a questão deve ser tratada como política pública: "Na verdade, a arborização urbana deve ser uma política pública independente ou andar lado a lado com a conservação de áreas de floresta. Uma não exclui a outra".
O que dizem as prefeituras
A Prefeitura de Sorocaba disse que a cidade é arborizada e que vem buscando, ao longo dos últimos anos, ampliar o número de árvores.
Disse ainda que realizou, de 2021 a 2024, o plantio de mais de 25 mil árvores de espécies nativas, em diferentes áreas públicas da cidade, como ao longo do sistema viário, em áreas verdes, áreas de preservação permanente (APP), parques, praças, entre outras, que são espaços prioritários para plantios. "Para 2025, a meta é plantar mais 10 mil mudas", garante.
"Entre 2021 e 2024, mais de 65 mil mudas de diferentes espécies foram doadas aos munícipes para plantios em quintais e calçadas, com o intuito de estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana."
O Executivo de Piedade não retornou aos questionamentos do g1 até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM