Alvo de mais de 2 mil reclamações no site do Procon, empresa de depilação descumpre contratos e faz demissões sem acertos no interior de SP
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Ex-funcionários relatam salários atrasados e ausência de pagamento de direitos trabalhistas em São José do Rio Preto (SP). Consumidores denunciam cobranças indevidas e cancelamento de serviços não prestados. Empresa de depilação de Rio Preto é alvo de reclamações no Procon
Uma empresa de depilação é alvo de 2,2 mil reclamações registradas no site do Procon em várias cidades do país. Em São José do Rio Preto (SP), existem duas lojas, e as principais reclamações são por descumprimento de contratos e demissões sem acerto de contas.
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O estabelecimento, que faz parte de uma rede com unidades espalhadas pelo país, foi denunciado por clientes e funcionários, que alegam terem sido lesados.
Uma reportagem exibida pela TV TEM mostra os relatos de três vítimas da rede Laser Fast Depilação LTDA em Rio Preto. Entre elas, a comerciante Silmara Manfrin, que contratou dois pacotes de depilação a laser, totalizando 20 sessões. No entanto, ela diz que conseguiu fazer apenas três atendimentos.
"Na terceira sessão, para marcar a quarta, eles já começaram a dar desculpa. Um dia não tinha funcionário, outro dia tinha acabado a energia, outro dia a funcionária estava doente", conta.
Uma das unidades da Laser Fast em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução/Google Streat View
Depois de várias queixas e transtornos, Silmara afirma que recebeu a informação de que seus contratos foram cancelados pela empresa. No entanto, as cobranças continuam chegando.
"Eles continuam me cobrando. Mandam mensagem pelo celular, fazendo a cobrança de um produto que eles mesmos cancelaram", explica. Segundo ela, a cobrança agora vem de uma unidade franqueada da cidade de Catanduva (SP).
Segundo Silmara, o combo de sessões foi cancelado pela própria empresa
Reprodução/TV TEM
As denúncias não vêm apenas dos consumidores. Ex-funcionários afirmam terem sido demitidos após cobrarem seus direitos trabalhistas. Como é o caso de Stefani Francieli, que atuava na área de vendas e foi desligada em janeiro.
Ela estima que a Laser Fast lhe deve cerca de R$ 15 mil, incluindo salários, comissões, FGTS e o 13º salário. No entanto, afirma que só recebeu duas parcelas de R$ 300 sob o valor do acerto de contas.
"No dia 22 de janeiro, eles me mandaram embora sem pagar meu salário do mês, sem pagar minhas comissões, sem pagar a segunda parcela do 13º, o acerto, nada. Saímos com uma mão na frente e outra atrás, literalmente", desabafa.
Com quase quatro salários atrasados, durante a licença-maternidade, Fabiana espera respostas da empresa
Reprodução/TV TEM
Fabiana Del Nero, também da área de vendas, vive uma situação parecida. De licença-maternidade, ela relata que está sem receber os salários desde janeiro: "Já não veio pagamento de fevereiro, março e nem de abril. Hoje, estou com uma ordem de despejo, porque moro de aluguel, e simplesmente não sei o que fazer", conta.
Na quinta-feira (24), o g1 fez contato novamente com as vítimas. Elas afirmam continuar enfrentando os mesmos problemas e dizem não terem recebido o valor em dívida, nem nenhum tipo de contato por parte da empresa.
Práticas abusivas
Além dos mais de 2 mil registros no site do órgão de defesa do consumidor, segundo o Procon de São José do Rio Preto, de janeiro de 2024 até agora, foram registradas 34 reclamações contra as unidades da Laser Fast na cidade.
Entre os principais problemas relatados estão: serviços não realizados ou incompletos, dificuldade para cancelamento de contrato, retenção de valores, cobrança indevida e propaganda enganosa.
A unidade da empresa em um shopping concentra a maioria dos registros, com 24 reclamações nos últimos dois anos. Já outra unidade, no Centro, soma dez registros no mesmo período.
O diretor do Procon, Fernando Papa, afirma que nenhuma das audiências com representantes da empresa foi atendida até o momento. "Tudo está sendo apurado", comenta.
Procon segue apurando as reclamações dos clientes e ex-funcionários
Reprodução/TV TEM
Segundo Fernando, o órgão pretende intensificar as fiscalizações: "Vou me dirigir até o local para tentar entender o que está acontecendo, e fazer uma fiscalização, eventual multa", afirma o diretor.
As vítimas não são exclusivamente de Rio Preto e região. Em Bauru (SP), a empresa também deixou consumidores no prejuízo após o fechamento inesperado das unidades. Já em Brasília (DF), o Procon-DF suspendeu por tempo indeterminado as atividades da empresa, impedindo novas vendas até que as reclamações sejam resolvidas.
O que diz a empresa
Em nota ao g1, a Laser Fast garantiu que nenhum cliente ficará sem atendimento. Além disso, informou que as duas unidades em São José do Rio Preto continuam operando normalmente, com foco na prestação de serviço de qualidade.
Sobre os colaboradores desligados, a empregadora afirmou ter realizado acordos para pagamento dos valores devidos e disse que está priorizando esses acertos.
Ainda segundo a empresa, o setor de estética enfrenta uma crise, e qualquer denúncia de comportamento abusivo ou uso indevido de fé não condiz com os valores da rede de franquias.
*Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
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